Um programa de formação continuada de professores realizado no formato de um laboratório de experimentações para educadores, o Curiouser Lab. O projeto foi desenvolvido em pesquisa de doutorado em Ciência da Informação, linha de Comunicação e Mediação da Informação na Universidade de Brasília (UnB). O foco do Curiouser Lab foi o Letramento Informacional e Midiático com os educadores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais contemporâneas.
O Curiouser Lab foi gerado como experiência não convencional em formação continuada de professores. Os conteúdos, nessa concepção, tornam-se práticas de exploração e não apenas de estudo. Para tanto, eram ensinados por meio de atividades que exercitavam conceitos, procedimentos e atitudes sobre informação, tecnologia digital (mídia), criatividade e processos maker de inovação. Tudo isso fundamentado em abordagens inovadoras como o Design Thinking para Educadores e o Experience Learning, os quais favorecem a prática em formato criativos.
O tempo e o espaço no Curiouser Lab também apresentaram novos modelos, a partir da concepção de ubiquidade oferecida pela Internet. Dois espaços virtuais de apoio foram criados, um grupo no Whatsapp e outro no Facebook, com o propósito de ampliar as interlocuções, dar suporte de coaching, mentoria e gerar uma rede de conhecimentos compartilhados.
O Curiouser Lab foi aplicado em uma escola comunitária de educação infantil, localizada na UnB, com a participação de sete educadoras. A formação durou dois meses (fevereiro a abril de 2015) e foi organizada em quatro eixos: informação; mídia; criatividade e inovação maker. Estes foram divididos em oito encontros presenciais ao total. Nesses encontros, as atividades geravam algum tipo de discussão e/ou produto com potencial de melhorar as práticas das educadoras em sala de aula.